A notícia da gravidez vem acompanhada de muita alegria e diversos pedidos de exame para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Sem dúvida alguma, o ultrassom é o exame mais emocionante de todos, onde a futura mamãe consegue ver o bebê se desenvolvendo dentro do seu ventre, saber que a gravidez é real mesmo, e escutar os batimentos cardíacos daquela vida que está se formando.
Depois dos exames de sangue, o ultrassom é o exame que mais se repete nos 9 meses de gestação e em pelo menos uma dessas vezes é feito o ultrassom morfológico, que é considerado o mais completo e que mostra com detalhes o desenvolvimento do bebê, incluindo os órgãos vitais e até os traços do rostinho.
O que é o ultrassom morfológico?
O ultrassom morfológico é uma variação do ultrassom obstétrico. Ele permite identificar a fase de desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis alterações e malformações dos órgãos e membros. Além disso, dependendo da posição que o bebê estiver dentro da mãe o médico consegue identificar o sexo com mais clareza nesse exame. Ou seja, esse exame possibilita um acompanhamento mais rigoroso da gestação.
Quando o ultrassom morfológico deve ser feito?
Esse exame é feito no primeiro e no segundo trimestre da gravidez. No primeiro ultrassom morfológico, realizado entre a 11ª e a 14ª semanas,o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca. Também é feito o doppler do ducto venoso e a medição do osso nasal para avaliar parâmetros que possam rastrear a ocorrência de alterações cromossômicas, como as da Síndrome de Down.
O segundo exame é realizado entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, fase em que o feto já está bem desenvolvido, com os órgãos mais definidos. Nesse exame, o médico avalia as estruturas do bebê, como o tamanho da cabeça, cérebro, tórax, estômago e rins, além dos membros e da genitália. Malformações da coluna vertebral, mãos, pés, face e coração também têm um diagnóstico mais preciso.
O que o ultrassom morfológico detecta?
Como o próprio nome já diz, esse exame é feito para avaliar a morfologia do bebê. O médico avalia se o desenvolvimento está de acordo com a idade gestacional, se existe alguma anomalia ou má formação.
Alguns dos principais parâmetros avaliados durante o exame são:
A partir disso, se necessário, a gestante pode fazer exames mais detalhados como ecocardiografia fetal, em caso de suspeita de problemas cardíacos, ou exame da estrutura anatômica, para suspeita de malformação óssea.
O ultrassom morfológico detecta o sexo do bebê?
É no ultrassom morfológico que boa parte dos pais descobre se o bebê é um menino ou uma menina. Se em algum ultrassom anterior o posicionamento do bebê dificultou visualizar o sexo, no morfológico as chances de desvendar o mistério são bem maiores, pois dependendo da posição dele no ventre, o médico consegue ver a genitália interna do pequeno ou da pequena.
Existe mais de um tipo de ultrassom morfológico?
Existem três tipo de ultrassom morfológico:
Gostou do nosso artigo sobre o ultrassom morfológico? Então, compartilhe com outras mulheres grávidas em suas redes sociais!