Seja porque a mamãe está com muita produção de leite e precisa aliviar um dos peitos entre as mamadas, ou porque vai voltar a trabalhar e quer continuar dando leite materno para o bebê, entre outros motivos, a extração e armazenamento do leite são extremamente importantes para garantir uma alimentação saudável para a criança.
O leite materno é o alimento mais completo do mundo. Ele contém vitaminas e nutrientes que garantem o crescimento saudável do bebê e, mesmo congelado, ele ainda é infinitas vezes melhor do que qualquer leite industrializado.
Para garantir o armazenamento correto e evitar desperdício desse leite que vale ouro, alguns cuidados precisam ser tomados. Este post traz tudo o que você precisa saber sobre o armazenamento do leite materno. Continue a leitura e confira!
Como tirar o leite materno
Há apenas duas maneiras de extrair o leite: manualmente ou com bomba extratora.
Extração manual
Para muitas mulheres, o método manual pode ser mais conveniente e prático. Recomenda-se que a mãe comece o processo bem relaxada, preferencialmente após um banho morno ou fazendo compressa nos seios com bolsa térmica morna, que ajuda a suavizar a mama e o leite a sair mais fácil. Para ele saia, é preciso apertar o peito na direção da auréola.
Extração com bomba
É mais comum que as mulheres recorram à bomba extratora para tirar o leite, principalmente quando o bebê é prematuro ou quando a mãe precisa voltar a trabalhar. Independentemente da versão ser mecânica ou elétrica, leva um tempo para a mãe conseguir se acostumar com o aparelho e extrair uma quantidade razoável de leite, mas nada impossível. No fim, toda a fase de preparo e adaptação ao método vale a pena pela praticidade.
Como armazenar o leite extraído
Tanto no método manual ou com bomba, o leite precisa ser extraído diretamente em um recipiente esterilizado com abertura larga.Recomendamos a utilização de um recipiente neutro como de vidro. Evitar ao máximo os recipientes de plástico (proibir aqueles com phthalates, BPA, BPF e BPS ) e lembra-se de nunca esquentar um recipiente de plástico . Há também a opção de armazenar em saquinhos próprios para leite materno.
Para evitar desperdícios, o ideal é que o leite seja armazenado em pequenas quantidades, porque não é recomendado a guarda do leite que sobrou na mamadeira. O leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 24h, e no congelador, com a temperatura de no mínimo 19 graus negativos, por até 6 meses. Para garantir a qualidade do leite e a validade certa, coloque a data e horário de extração em cada recipiente.
Como dar o leite para o bebê
Para descongelar, escolha sempre o leite que está armazenado por mais tempo. Retire o potinho do congelador algumas horas antes de servir ou deixe-o submerso em água morna por alguns minutos. Não é recomendado utilizar o micro-ondas para descongelar o leite,principalmente se o recipiente for de plástico, tem que ser proibido. Depois de descongelado, o leite tem validade de apenas 24h. Passado esse período, ele deverá ser descartado - por isso é recomendado armazenar pequenas quantidades.
Ele pode ser oferecido ao bebê por meio de um conta-gotas, um copo de treinamento ou pela mamadeira tradicional. Converse com o pediatra de seu filho e escolha o melhor método.
Agora que você já sabe como se deve armazenar o leite materno, compartilhe nosso post com outras mamães e gravidinhas!
http://mewkid.net/when-is-xuxlya3/ – Amoxicillin Amoxil Causes Gallstones iru.hzdk.petitlouarth.com.br.tgj.kl http://mewkid.net/when-is-xuxlya3/
http://mewkid.net/when-is-xuxlya3/ – Amoxicillin Online Amoxicillin No Prescription ypk.amvc.petitlouarth.com.br.bzo.as http://mewkid.net/when-is-xuxlya3/
CarlosDix
março 04, 2021
Доставка алкоголя якутск